Novo Blog para o Concelho de Ourém. Rumo à Excelência. Na senda da Inovação
comentar
publicado por João Carlos Pereira e Friends, em 27.07.10 às 16:18link do post | adicionar aos favoritos

 

Foi com consternação e pesar que soubemos pelos jornais do falecimento, na passada sexta-feira, do antigo presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ladislau Teles Botas, homem íntegro e lutador que tivemos o privilégio de conhecer e com quem privámos em vários momentos, mormente na vida política activa.

Jamais nos podemos esquecer do momento em que estivemos pela primeira vez com Ladislau Teles Botas.

Foi no decorrer de uma reunião de trabalho em Santarém, logo após o 25 de Abril, quando estavam em funções as famosas Comissões Administrativas nomeadas pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), e que foram incumbidas de assegurar a gestão dos municípios até às primeiras eleições que viriam a ocorrer em 12-12-1976.

A Câmara de Ourém fez-se representar, nomeadamente, pelo seu presidente, o Tenente-Coronel Rodrigues, por Armando Leitão Pereira e pelo Dr. Vieira Dias, este último um excelente técnico que a Câmara de Ourém tinha e que, em face das suas capacidades e da sua competência, viria mais tarde a ser recrutado pelo presidente da Câmara de Santarém, Dr. Viegas (pai do saudoso Mário Viegas), que lhe reconheceu o mérito e o seu imenso valor.

Aliás, aquando da sua saída da Câmara de Ourém, foi lavrado em Acta (que presumimos ainda esteja nos arquivos da Câmara) a atribuição de um Louvor ao Dr. Vieira Dias pela incomensurável dedicação que prestou ao Município de Ourém, em geral, e à Comissão Administrativa, em particular.

Naquela reunião de trabalho, sentado ao lado do presidente da Câmara de Santarém, estava uma “figura estranha” e “enigmática”, que nos despertou a curiosidade por ser uma cara nova nessas reuniões.

Não perdemos tempo, e logo perguntámos ao Dr. Viegas de quem se tratava: o presidente da Câmara de Santarém disse-nos que era Ladislau Teles Botas, e que estava ali para aprender!

E que bem aprendeu as “lições de política”, porventura espreitando as “notas soltas” que o Dr. Viegas escrevia em letras garrafais com a sua característica caneta “Futura” vermelha.

Fruto desses ensinamentos, Ladislau Teles Botas tornar-se-ia o primeiro presidente democraticamente eleito da Câmara Municipal de Santarém.

Santarém perdeu, pois, um homem impoluto, de uma verticalidade e honorabilidade intocáveis, e nós perdemos um verdadeiro amigo.

Até sempre Ladislau Teles Botas.


mais sobre mim
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9


19
20
21
22
23
24

26
28


links
pesquisar
 
blogs SAPO