Novo Blog para o Concelho de Ourém. Rumo à Excelência. Na senda da Inovação
comentar
publicado por João Carlos Pereira e Friends, em 13.08.10 às 00:33link do post | | adicionar aos favoritos

 

Agosto é o mês de férias por excelência.

Para além dos que cá estão todo o ano, é em Julho e, sobretudo, em Agosto que chegam os nossos emigrantes, filhos e filhas da terra que, regressando às origens, fazem questão de visitar as famílias e os amigos ano após ano.

Ourém tem um concelho com muita emigração, fruto de tempos que outrora foram difíceis (e hoje, em certo sentido, não estamos melhor), sem perspectivas de futuro e amordaçado nas suas mais básicas liberdades.

Estes condicionalismos levaram a que muitos dos nossos conterrâneos tivessem que partir em busca de dias melhores e de um futuro mais promissor.

E por lá foram ficando, e por lá ficaram a trabalhar, e por lá constituíram família…

Mas, todos os anos a saudade fala mais alto, e as suas terras de origem são o seu destino.

Actualmente, já são as segundas e terceiras gerações dos “pais” emigrantes que constituem o grosso da “coluna” e, essas, apesar de nascidas nos países de acolhimento (França, Alemanha, Luxemburgo, Suiça…) e, certamente, por influência dos seus progenitores, não querem perder os laços fraternos e a ligação com a terra natal dos seus familiares.

Nasce, assim, um novo intercâmbio cultural, de valores e ensinamentos diferentes, uma nova perspectiva de encarar a vida e o mundo, que torna a sua permanência nestas paragens mais enriquecedora e matizada de múltiplas cores e saberes.

Mas, mais cedo do que se deseja, logo vem a hora do regresso.

A alegria da chegada e do reencontro dá lugar às lágrimas da despedida e da saudade.

Na bagagem levam a esperança de voltar, coisas boas cá da terra e pedaços de lembranças que a curta ou longa viagem de regresso logo se apressa a transformar em filme.

Um filme que se repete todos os anos, e que vale sempre a pena assistir.

 

PS: Ainda esta semana a Câmara Municipal de Ourém (CMO) promoveu um encontro com os emigrantes do nosso concelho, abrindo-lhes as portas dos Paços do Concelho e promovendo uma sessão de esclarecimento sobre o PDM.

Queremos felicitar, por isso, a CMO por esta iniciativa.


mais sobre mim
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9


28



links
pesquisar
 
Contador
free counters
Blog iNovOurém no Facebook
Google Translate
TWITTER
Followers
blogs SAPO