Novo Blog para o Concelho de Ourém. Rumo à Excelência. Na senda da Inovação
comentar
publicado por João Carlos Pereira e Friends, em 20.09.10 às 18:14link do post | | adicionar aos favoritos

 

As grutas de Mira de Aire, situadas na freguesia com o mesmo nome, concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria, foram consideradas uma das “Sete Maravilhas Naturais de Portugal”, um concurso que elegeu também o Parque Nacional Peneda-Gêres, o Portinho da Arrábida, a Ria Formosa, a Floresta Laurissilva, na Madeira, e a Ilha do Pico e a Lagoa das Sete Cidades, nos Açores.

As grutas de Mira de Aire foram descobertas em 1947 e são as maiores grutas de Portugal. Apresentam uma rara beleza, que é revelada pela Rota das Estalactites e por vários espaços que a compõem: a «Sala Grande» (1º Poço), a «Sala Vermelha», a «Joalharia», a «Cúpula Majestosa» (2º Poço) e a descida até à «Galeria».

Um passeio por este local permite-nos percorrer centenas de metros e admirar as estranhas e variadas formações calcárias, tais como a «Alforreca», os «Pequenos Lagos», o «Marciano», a «Boca do Inferno» e o «Órgão».

O nosso olhar também não pode perder a contemplação dos pequenos regatos e do Rio Negro, cujas águas, saltitando na cascata, se juntam às do Grande Lago. E é aqui que pode ver-se o grande espectáculo final da água, da luz e do som no seu maior esplendor.

Se quiser conhecer mais sobre esta maravilha da natureza, pode ir ao sítio das Grutas de Mira de Aire na Internet ou visitar outros links relacionados com o tema.

 


mais sobre mim
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

17

24

28


links
pesquisar
 
Contador
free counters
Blog iNovOurém no Facebook
Google Translate
TWITTER
Followers
blogs SAPO