Novo Blog para o Concelho de Ourém. Rumo à Excelência. Na senda da Inovação
comentar
publicado por João Carlos Pereira e Friends, em 23.09.10 às 23:24link do post | | adicionar aos favoritos

 

A pouco mais de três meses do final de 2010, é importante relembrar que este ano foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Ano Internacional da Diversidade Biológica”, uma campanha mundial cujo mote foi a sensibilização para a salvaguarda da biodiversidade no nosso planeta.

Com efeito, estabelecida na Cimeira da Terra, que decorreu na cidade do Rio de Janeiro em 1992, a Convenção para a Diversidade Biológica (que conta com mais de 191 parceiros) consubstancia-se num tratado internacional que tem por objectivo a defesa da conservação e o uso sustentável da biodiversidade, através de uma partilha equitativa dos múltiplos benefícios dessa biodiversidade.

O lema da campanha para 2010, “A biodiversidade é a vida. A biodiversidade é a nossa vida”, teve em vista sublinhar o papel crucial da natureza no apoio à vida na Terra, onde se inclui a nossa própria vida.

De entre os objectivos estabelecidos para o “Ano Internacional da Diversidade Biológica” contam-se, nomeadamente:

- Intensificar a consciência pública para a importância da salvaguarda da biodiversidade e para as ameaças que lhe estão subjacentes;

- Promover o conhecimento das acções que foram já concretizadas para salvaguardar a biodiversidade, e que têm vindo a ser tomadas por comunidades e governos;

- Encorajar os indivíduos, as organizações e os governos a promover as acções necessárias para pôr termo à perda da biodiversidade;

- Promover soluções inovadoras no sentido de reduzir as ameaças à biodiversidade;

- Iniciar o diálogo entre as partes interessadas para se definir os passos a serem dados após 2010.

Foi neste âmbito que a ONU enfatizou que esta campanha destinava-se a celebrar a diversidade da vida na Terra e a contrariar a perda da biodiversidade no mundo, tanto mais que esta perda, cujo ritmo de extinções é alarmante, é causada pelas actividades humanas, estimando-se que seja agravada pelas alterações climáticas.

Na verdade, a protecção da biodiversidade é uma preocupação à escala global, que necessita de uma acção à escala local, ao nível dos vários países e das suas comunidades.

Prometido que foi que o ano de 2010 seria um ano de mobilização internacional em relação a este desafio global, é tempo agora de esperar que a Cimeira da Biodiversidade, a ter lugar em Outubro próximo na cidade japonesa de Nagoya, concretize a pretensão de levar os diversos governos presentes a definir os objectivos e as etapas para contrariar a perda da biodiversidade.

Seria igualmente importante que também no nosso país se fizesse o balanço das iniciativas que foram levadas a cabo no âmbito desta campanha internacional a favor da biodiversidade.

É que este é um problema que nos afecta a todos, e a todos urge reflectir sobre as conquistas que foram alcançadas neste domínio em defesa da biodiversidade do nosso planeta.

Também por isso nos devemos concentrar na urgência deste desafio colectivo para o nosso futuro.

Finalmente, espera-se que 2010 acabe em Kanazawa, no Japão, em Dezembro deste ano, com uma Cimeira que marcará o início do “Ano Internacional das Florestas 2011”.

UN Secretary General Welcome Message for the 2010 International Year of Biodiversity from CBD on Vimeo.


mais sobre mim
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

17

24

28


links
pesquisar
 
Contador
free counters
Blog iNovOurém no Facebook
Google Translate
TWITTER
Followers
blogs SAPO