Novo Blog para o Concelho de Ourém. Rumo à Excelência. Na senda da Inovação
comentar
publicado por João Carlos Pereira e Friends, em 14.10.10 às 21:44link do post | | adicionar aos favoritos

 

Terminou ontem a “aventura” dos 33 mineiros (trinta e dois chilenos e um boliviano) que, a 5 de Agosto, ficaram presos numa mina (mina de São José) a cerca de 700 metros de profundidade, um final de história feliz que foi acompanhado por todo o mundo, num misto de ansiedade e de esperança, que levou a Comunidade Internacional a dirigir os holofotes e a ajuda para aquele que viria a ser o maior e mais complicado resgate da história.

Durante os 17 primeiros dias de cativeiro, estes homens apenas puderam contar com o seu engenho e a sua sorte. Sobreviveram graças à ingestão de meio copo de leite, meio biscoito, duas latas de atum e água que recolhiam da própria mina a cada 48 horas. Mas, a sua determinação, o seu discernimento e a sua capacidade de organização e persistência, levou-os também a procurar um refúgio maior do que o inicial, mas a maior profundidade, o que permitiu encontrar uma galeria com cerca de dois quilómetros de comprimento, na qual se instalaram e permaneceram até serem resgatados, o que se verificou ontem, dia 13 de Outubro, decorridos que foram 69 dias.

A “calma” e a capacidade de organização demonstradas, permitiram-lhes estabelecer rotinas de “vida normal”, apesar de estarem a setecentos metros abaixo do solo, circunstância que evitou que entrassem em colapso físico e mental.

Para essa situação de aparente normalidade muito contribuiu a presença de homens mais experientes que lideraram eficazmente todo o grupo, estabelecendo procedimentos tão básicos como o racionamento da comida, a fim de manter os homens minimamente nutridos e para evitar a ruptura de mantimentos (não sabiam quando e se eram resgatados), o descanso dos mineiros nos mesmos períodos do dia, tal como o fariam se estivessem à superfície, ou o exercício físico.

 

Não imaginavam, contudo, que lá em cima se desenrolava a maior missão de salvamento da história, uma equipa composta por centenas de técnicos e voluntários que, desde o primeiro minuto e dia após dia, nunca desistiu e manteve sempre a perseverança e a esperança de encontrar estes 33 bravos homens com vida.

O mega acampamento montado prontamente no local do incidente foi, de resto, logo chamado de “Esperança” (nome também escolhido por um dos mineiros para a sua filha nascida já depois do cativeiro), justamente o sentimento que nunca faltou à equipa de salvamento, composta na linha da frente não só pelos melhores técnicos do Chile, como também por voluntários, especialistas da NASA, entre outros, para além das próprias autoridades chilenas, cujo Presidente da República, Sebastián Piñera, disponibilizou desde a primeira hora todos os recursos necessários para a difícil tarefa de salvamento, pedindo inclusivamente ajuda internacional que foi imediatamente disponibilizada, para além de ter sido uma figura constante no local e observadora da evolução dos trabalhos.

A acrescer a tudo isto, estiveram também as famílias dos mineiros soterrados, que não arredaram pé do local nem por um segundo, contribuindo para engrandecer o acampamento, quer com a sua ajuda material, quer com a sua simples manifestação de fé espiritual.

A luz e a boa nova veio ao fim de 17 dias de cativeiro, com a equipa de resgate a localizar os mineiros e a anunciar ao mundo que todos estavam vivos.

 

A partir daí, foi uma corrida contra o tempo, com os técnicos a tentarem traçar os melhores planos de salvamento para trazer à superfície, sãos e salvos, todos aqueles 33 homens.

A abertura de um pequeno orifício até à galeria onde se encontravam os mineiros, permitiu estabelecer uma preliminar comunicação com eles e enviar nos longos dias que se seguiram a alimentação e as bebidas suficientes para os manter minimamente nutridos e saudáveis.

Enquanto isso, as equipas de resgate esforçavam-se ao máximo por encontrar a melhor solução para chegar até eles e tirá-los com segurança do longo buraco em que se encontravam.

Perante a falha do Plano A, seguiu-se a fase do Plano B, que viria a ser triunfal para o resgate dos mineiros.

 

Para o efeito, procedeu-se à abertura de um buraco de dimensões reduzidas, com o diâmetro estritamente necessário para que a “Cápsula”, milagrosa e engenhosa, construída sob a superintendência da NASA (que todos tivemos oportunidade de conhecer), pudesse caber e descer até aos 700 metros, a qual foi simbolicamente apelidada de Fénix 2 e pintada com as cores da bandeira do Chile.

O prazo das operações de resgate, que inicialmente se previa mais dilatado, para desespero de todos, sobretudo das famílias, foi sendo encurtado à medida que os trabalhos iam avançando.

Até que, chegados ao dia 13 de Outubro de 2010, o pesadelo começou a dar lugar à euforia, à emoção e à felicidade, quando começaram a surgir à superfície, um a um, os mineiros por quem as famílias, os amigos, os socorristas e o mundo inteiro tanto esperavam.

 

O mundo recorda agora aquele momento mágico, carregado de simbolismo e emoção, e recorda de sobremaneira o segundo mineiro a respirar o ar da liberdade, o jovem de 39 anos, de seu nome Mário Sepúlveda, que viria a transformar-se na estrela do acampamento “Esperança”, ao conquistar toda a comunicação social presente, quer nacional quer internacional, com as suas brincadeiras e com os seus dotes de animador!

Contra todas as expectativas, este mineiro revelou uma personalidade alegre ao sair da “Cápsula”, e a atitude positiva com que enfrentou o cativeiro e o posterior resgate contagiaram e emocionaram toda a gente.

Mário Sepúlveda emergiu das profundezas revelando uma energia extraordinária, saudando e cumprimentando os presentes como se fosse uma verdadeira estrela de rock.

Por tal feito, é já um fenómeno na Internet, nomeadamente na Rede Social Facebook, onde a sua página conta já com uma legião fiel de seguidores, os quais, carinhosamente, associaram este mineiro ao personagem dos jogos de vídeo “Super Mário” que, à semelhança dele, também sai do interior de um tubo estreito situado na terra.

 

Uma das missões de Sepúlveda no interior da mina era a gravação de todos os vídeos dos seus companheiros, e é da sua autoria o primeiro vídeo que chegou à superfície para gáudio de todos, que veio confirmar que todos os 33 mineiros estavam bem.

Não quero que me tratem como artista, nem como animador, mas como o Mário Sepúlveda mineiro”, declarou.

Recorde-se que o último mineiro a ser retirado da mina chegou à superfície faltava 5 minutos para as dez da noite (hora chilena, 1h55 em Portugal).

 

Um pequeno senão no final de toda esta odisseia, prontamente notado pela comunicação social, que reputou de aproveitamento político, foi o facto de o presidente chileno, Sebastián Piñera, após o resgate do último mineiro, e ainda com os seis elementos da equipa de resgate, que foram em auxílio dos mineiros, no interior da mina, a 700 metros de profundidade, ter declarado o fim da missão e se regozijado com o sucesso da mesma. Piñera não esperou que esses elementos fossem trazidos, sãos e salvos, para cima, e logo foi cantando o hino nacional e fazendo um discurso emocionado, saudando e agradecendo a coragem e a determinação de todos os que estiveram envolvidos neste complexo trabalho de resgate, e homenageando a bravura e a tenacidade dos novos heróis nacionais.

São estes novos heróis que prenderam a nossa atenção durante 69 angustiantes dias que vão agora iniciar uma nova vida, repleta de presentes e convites de toda a espécie, desde viagens a telemóveis de última geração, passando por quantias em dinheiro, até às conferências que irão dar para explicar como conseguiram superar este terrível desafio, ou a disponibilidade para se submeterem a testes e análises de variada natureza, de forma a contribuírem para a evolução da ciência.

Certo é que, apesar de tudo, o mundo pôde assistir em directo a uma empreitada colossal, nunca antes experimentada nestes moldes, e que perdurará certamente na nossa memória colectiva por largos anos.

 

Nota: caso pretenda conhecer melhor, um a um, estes 33 novos heróis, clique aqui.


mais sobre mim
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

16

17
18

24
28



links
pesquisar
 
Contador
free counters
Blog iNovOurém no Facebook
Google Translate
TWITTER
Followers
blogs SAPO