Novo Blog para o Concelho de Ourém. Rumo à Excelência. Na senda da Inovação
comentar
publicado por João Carlos Pereira e Friends, em 09.11.10 às 22:20link do post | | adicionar aos favoritos

 

Tomemos como exemplo o maior avião comercial do mundo: o A380 – um colosso que alberga nas suas asas quatro potentes motores que o impulsionam em direcção aos céus.

Se, por hipótese, um dos quatro motores deixar de funcionar, o avião não perde sustentação e continua no ar.

No entanto, a performance original ficará afectada, e tanto mais se deteriorará se acaso se seguir a avaria de um segundo motor.

Mesmo assim, com a perda de dois motores, o nosso A380 continuará no ar, mas agora aconselha-se que procure aterrar o mais depressa possível para evitar males maiores.

Imaginemos agora que, ao invés de motores de avião, temos os motores da economia, sem os quais os países não andam nem progridem.

Atribuamos ao motor nº 1 o consumo interno, ao motor nº 2 a despesa pública (investimento público), ao motor nº 3 o investimento privado e, finalmente, ao motor nº 4 as exportações.

Todos os quatro motores têm de funcionar plenamente para que cada um deles possa desempenhar a função para que foi idealizado.

Tal como num avião, se o motor do consumo interno avariar, isso não será bastante para despenhar a economia, mas que o país ficará descompensado, lá isso é verdade.

Se juntarmos a esta avaria o colapso do motor da despesa pública e, logo a seguir, a falha do motor do investimento privado, então, à semelhança do avião, também aqui é prudente e aconselhável que o piloto leia os procedimentos de segurança e ponha a salvo os passageiros do seu país.

Esta imagem de um avião com os seus potentes motores foi utilizada há umas semanas pelo Governador do Banco de Portugal, para explicar o modo como funcionaria a economia se os seus quatro motores deixassem de funcionar em pleno.

O que o Governador não explicou foi que também é possível falar em pilares da economia e, desses, como as fotos demonstram, só o dos cidadãos contribuintes continua a funcionar a todo o gás.


mais sobre mim
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12

14
17

21
22
23

28
29


links
pesquisar
 
Contador
free counters
Blog iNovOurém no Facebook
Google Translate
TWITTER
Followers
blogs SAPO