Novo Blog para o Concelho de Ourém. Rumo à Excelência. Na senda da Inovação
comentar
publicado por João Carlos Pereira e Friends, em 08.12.10 às 01:51link do post | | adicionar aos favoritos

 

O IMPERADOR PAGA COM A SUA PESSOA

Perante o ardor dos Campanianos em erguerem as sua rotinas, Nero julgou conveniente fazer um gesto destas corajosas populações. Para mais, no próprio ano do desastre, tinha casado com a encantadora Popeia, Poppaea Sabina (Nero matá-la-ia com um pontapé, dois anos mais tarde), uma linda pompeiana pertencente a rica e poderosa família.

Assim sendo, decidiu em 64, um ano após a catástrofe, dar um recital em Nápoles, espectáculo que não deixaria de encorajar os trabalhadores e de consolar os sinistrados, manifestando assim quanto o imperador partilhava as preocupações populares…

No momento em que ia entrar no teatro (estava-se na Primavera de 64), um ligeiro abalo agitou o edifício. Nero nem por isso deixou de dar o seu recital. Não se sabe se os aplausos que recolheu – além dos da claque que sempre o acompanhava nas suas digressões – saudaram o seu talento ou a sua coragem. Seja como for, o facto é que, mal deixou a cena, o teatro, abalado nos seus fundamentos (talvez já desde o sismo de 63), ruiu fragorosamente. Este breve incidente sísmico não teve repetições e a reconstrução continuou em ritmo acelerado, tanto em Herculano como em Pompeia, onde a vida retomou o seu curso; no entanto, a maioria das crianças nascidas após o sismo nunca haveria de atingir a idade adulta!

Os trabalhos dos sismólogos modernos permitem-nos supor que a actividade subterrânea do Vesúvio tivera como efeito a produção, no interior do cone, de gases e de matérias em fusão que buscavam um orifício de escape; mas a sua pressão era ainda muito fraca para provocar a ruptura da crosta terrestre e, como o próprio cone estava obstruído desde a Pré-História por uma «rolha» de lava solidificada, a deflagração verificou-se debaixo da terra traduzindo-se no exterior por violentos abalos.

Aliás, Pompeia era agitada com bastante frequência desta forma, sem que no entanto os borborigmos subterrâneos tivessem adquirido jamais semelhante amplitude.

(Continua...).


mais sobre mim
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

16
18

21
22
24
25

28
29
30
31


links
pesquisar
 
Contador
free counters
Blog iNovOurém no Facebook
Google Translate
TWITTER
Followers
blogs SAPO