Novo Blog para o Concelho de Ourém. Rumo à Excelência. Na senda da Inovação
comentar
publicado por João Carlos Pereira e Friends, em 17.12.10 às 23:18link do post | | adicionar aos favoritos

ALGUNS DOS HOMENS E MULHERES MAIS CRUÉIS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, SEGUNDO O LIVRO “THE MOST EVIL MEN AND WOMAN IN HISTORY”.

 

Maria I de Inglaterra (nasceu a 18 de Fevereiro de 1516 e morreu a 17 de Novembro de 1558), foi Rainha de Inglaterra e da Irlanda, da Casa Tudor, desde 19 de Julho de 1553 até à sua morte.

É lembrada pela sua tentativa de restabelecer o catolicismo como religião oficial, logo depois de o movimento protestante ter iniciado nos reinados anteriores.

 

Para tal, mandou perseguir e executar cerca de trezentos alegados heréticos, o que lhe valeu o cognome “Bloody Mary” (Maria, a Sanguinária).

Muitas das suas iniciativas políticas neste campo foram, no entanto, abandonadas pela sua sucessora, a Rainha Isabel I.


Carlos Gomes a 19 de Dezembro de 2010 às 22:25
Na realidade, o movimento protestante em Inglaterra apenas se inicou no reinado anterior, precisamente quando seu pai, o rei Henrique VIII, pretendeu que a Igreja Católica lhe concedesse a anulação do casamento, tendo posteriormente obtido uma reacção algo idêntica da parte dos protestantes. Foi, aliás, essa a razão do aparecimento da Igreja Anglicana da qual foi nomeado Chefe, tradição que se mantém até á actualidade. Ao suceder-lhe, Maria Tudor procurou restabelecer o Catolicismo que consistiua a confissão cristã sob a qual se celebrou o casamento dos seus pais. Quanto às atrocidades, apesar dela ter ficado assim conhecida, elas foram praticadas por todos os contendores, incluindo os protestantes. É isso que também está na base da actual sociedade nos Estados Unidos da América, um país que recebeu todas as colónias expulsas de Inglaterra por motivos religiosos e políticos e que passaram a ter de encontrar uma forma de coexistir entre si.

mais sobre mim
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

16
18

21
22
24
25

28
29
30
31


links
pesquisar
 
Contador
free counters
Blog iNovOurém no Facebook
Google Translate
TWITTER
Followers
blogs SAPO