Novo Blog para o Concelho de Ourém. Rumo à Excelência. Na senda da Inovação
comentar
publicado por João Carlos Pereira e Friends, em 07.07.11 às 23:14link do post | | adicionar aos favoritos

Carlos Gomes a 16 de Julho de 2011 às 21:31
Confesso que sinto uma certa dificuldade em compreender porque alguém - uma empresa, uma instituição financeira, um orgão da administração pública e o próprio Estado - que se submete a um "sistema de avaliação do desempenho" venha depois reagir quando a avaliação feita não lhe é favorável. Da mesma forma que não entendo porque uma autarquia local e até o próprio Estado se submetem a este género de avaliações. Desde logo porque discordo da possibilidade de endividamento das autarquias e de outros orgãos da administração pública junto das instituições de crédito quando deveriam cingir-se ao cumprimento do seu próprio orçamento.
Por outro lado, a questão do cumprimento dos deveres do Estado tem mais a ver com a sua prática e a sua filosofia do que propriamente com a sua capacidade de financiamento. Por mais depauperado que um país se encontre num determinado momento histórico, possui sempre recursos que podem ser colocados à disposição como forma de pagamento dos compromissos assumidos. Em relação aos incumpridores, os credores possuem sempre instrumentos para exercer a pressão e até aplicar sansões... tanto mais que o FMI reúne a comparticipação de muitos países entre os quais Portugal, naturalmente de acordo com a sua capacidade financeira.

Por semelhantes critérios, também será plausível a reacção dos trabalhadores em funções públicas perante as avaliações feitas pelos seus superiores hierárquicos, de acordo com um modelo de avaliação imposto pelos governos. Tanto mais que, ao contrário do sistema de avaliação da Moody's, o SIADAP estabelece cotas de desempenho, o que perverte à priori qualquer critério de justiça na avaliação de desempenho....
Moral da história: a avaliação sé é válida quando nos favorece!

mais sobre mim
Julho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29

31


links
pesquisar
 
Contador
free counters
Blog iNovOurém no Facebook
Google Translate
TWITTER
Followers
blogs SAPO