Novo Blog para o Concelho de Ourém. Rumo à Excelência. Na senda da Inovação
comentar
publicado por João Carlos Pereira e Friends, em 23.08.11 às 00:12link do post | | adicionar aos favoritos

PÂNICO NA CIDADE

Nem todos os fugitivos possuíam a mesma agilidade: uma mulher grávida, depois de reunir as suas jóias e as moedas de ouro, ainda quis fechar a porta à chave; caiu alguns passos mais adiante, na cinza molhada. Atrás dela foram encontrados os restos de uma menina de catorze anos, com a cabeça graciosamente pousada no antebraço e coberta com a túnica; ao lado destas mulheres, o escravo gigantesco, encarregado de as proteger, tinha falhado na sua missão, reunindo-se-lhes na morte.

Também os deuses, nos templos, não protegeram melhor o seu clero. Os sacerdotes de Ísis estavam a tomar a sua refeição, composta de pão, vinho, ovos, peixes e criação, quando ocorreu o desastre. Antes de fugirem, quiseram ainda oferecer um sacrifício à deusa, separando-se em seguida, visto o santuário ameaçar ruína. Um deles, o encarregado dos tesouros do templo, estatuetas, taças dos sacrifícios, moedas de ouro, dirigiu-se para o Fórum, mas não chegou lá, pois, aos primeiros passos fora do templo, caiu no meio do conteúdo do seu saco. Outros dois sacerdotes foram esmagados pela colunata do Fórum triangular, outros asfixiados nos subterrâneos do templo ou atrás das cozinhas. Houve um que teve morte ainda mais horrorosa, pois pode haver graus no horror: emparedado vivo, tinha tentado, com um machado, abrir caminho para o que julgava ser a vida; depois de rasgar duas paredes, sucumbiu asfixiado diante da terceira.

Se os teatros estavam vazios, o quartel dos gladiadores e os pórticos vizinhos formigavam de gente, a quem a situação, como a tantos concidadãos seus, não parecia assim tão grave. Repentinamente, como muitas vezes acontece, a multidão moveu-se, dispersando-se num “salve-se quem puder” geral. Dois gladiadores presos numa cela ali morreram, mas os colegas que tinham conseguido abandonar o quarto (o quartel contava 72 quartos duplos), nem por isso foram mais favorecidos: as cinzas bloqueavam as portas exteriores… Habituados à vida em comum, julgaram-se mais seguros em grupo e reuniram-se em algumas salas. Numa delas foram encontrados vestígios de 34 corpos; noutra, onde se guardavam as armas e os capacetes, dezoito esqueletos, um dos quais de mulher, coberto este de jóias – braceletes de ouro e colar de esmeralda – sem dúvida, alguma admiradora de um dos ídolos da arena, que foi morrer a seu lado!

Sessenta e três pessoas, no todo, foram encontradas no quartel, incluindo alguns escravos ocupados em ajaezar um cavalo carregado de objectos preciosos.

Ao atravessarem este Fórum, de que se sentiam tão orgulhosos, os pompeianos tropeçavam nas ruínas dos templos que, com enormes despesas, tinham começado a restaurar e cujos pórticos, colunas e estátuas, ao caírem, acrescentavam mortos e mais mortos a uma lista já extensa.

Imobilizados na sua derradeira atitude, num jardim perto da porta de Nocera, foram descobertas, em 1961, as vítimas que parecem revelar a mais pungente das mensagens – para nós, a mais recente.

Três famílias haviam-se reunido ao abrigo dos lapilli, das cinzas e da chuva. Decididos a abandonar a casa onde se encontravam, põem-se a caminho atrás de um escravo carregado com um saco. Este não tarda em tombar; atrás deles, dois meninos, de mãos dadas, tentam defender-se com uma espécie de telha. Um homem, uma mulher e uma menina caem seguidamente. A mulher caiu de joelhos, protegendo a boca com um pedaço de pano. A fechar o cortejo fúnebre, um velho cai, por sua vez, mas tenta soerguer-se, apoiando-se no cotovelo, para ir socorrer aqueles de quem é, sem dúvidas, o pater famílias. Em vão… todos estavam condenados à morte e nós fomos encontrá-los moldados, imobilizados para a eternidade, com uma expressão de horror indizível do rosto.

(Continua…).


mais sobre mim
Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
25
26
27

28
29
30
31


links
pesquisar
 
Contador
free counters
Blog iNovOurém no Facebook
Google Translate
TWITTER
Followers
blogs SAPO